Casa Lar das Meninas

Casa Lar das Meninas

Foi dado ordem de início as obras de restauração do Casa Lar da Menina no início do ano, o conjunto de prédios históricos, sendo que o primeiro deles foi erguido em 1886, está recebendo investimentos de R$ 2,58 milhões, sendo R$ 2 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o restante contrapartida do Município. A cerimônia começa a partir das 11 horas, na Avenida Maurício Cardoso, em frente ao número 146, no bairro Hamburgo Velho.

O Lar da Menina hoje se encontra em ruínas. O desgaste do tempo, as invasões e as situações de incêndio pelos quais as edificações passaram provocaram sérios prejuízos, inclusive com pontos com risco de desabamento, fato que motivou o isolamento da estrutura, não permitindo o acesso de pessoas. No entanto, assim que restaurado, o Lar da Menina passará a abrigar um módulo da Hamburgtec, parque tecnológico urbano para empresas de economia criativa, e espaços para exposições, memoriais, cafeteria, livraria, ludoteca e videoteca. São mais de 1 mil metros quadrados que passarão por total recuperação. Para promover essa restauração, arquitetos tiveram como base informações do imaginário coletivo da comunidade do bairro Hamburgo Velho.

A restauração do antigo Lar da Menina está incluída no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que prevê a recuperação do Centro Histórico de Hamburgo Velho, do Centro da cidade, do Parcão e da Sub-bacia do Arroio Pampa. A previsão é de que as obras durem 18 meses. A equipe do escritório vem juntamente com a empresa contratada acompanhando o andamento dos trabalhos.

 

Imagem: Site da Prefeitura de Novo Hamburgo - Foto: Diogo Fernandes