Com mais de 600 estudos e projetos sobre variados temas, além de concurso de arquitetura de escala nacional, o arquiteto Oscar Escher possui 30 anos de experiência no exercício da arquitetura e urbanismo.

 
Em 1981, fundou sua empresa individual que, em 2004 passou a ser um escritório de arquitetos associados, a O. E. Arquitetos e Urbanistas. O escritório caracteriza-se pelo compromisso em oferecer soluções urbanísticas e arquitetônicas verdadeiramente comprometidas à coerência técnica, à sustentabilidade ambiental, à qualidade de vida e à busca pelo design.
 
Com vasto repertório em projetos de edifícios residenciais, comerciais e industriais, trabalhando com diversas tecnologias de construção, a O.E. conquistou o Prêmio ABCEM 2008, concurso que elegeu a melhor obra executada em aço no Brasil no período de 2006-2008.
 
No urbanismo, o escritório acumula projetos de loteamentos, condomínios, praças e parques em diversas cidades.
 
A preocupação com o contexto urbano e o desenvolvimento sustentável das grandes cidades contribuiu para o fortalecimento do setor de Desenho Urbano na grande escala. O escritório é responsável por importantes projetos de reabilitação urbana e ambiental na região metropolitana de Porto Alegre.
 
O compromisso do projeto com o social também faz parte do perfil O.E. Pioneiro na viabilização de empreendimentos de habitação social de acessibilidade universal, o escritório é um dos mais ativos neste segmento, com mais de 750.000m² de área projetada.
 
A busca pelo design aliada à responsabilidade em oferecer soluções arquitetônicas sempre vinculadas à coerência técnica e ao contexto urbano, constitui a base da filosofia do escritório, que trabalha por um conceito de arquitetura completa.